segunda-feira, 6 de julho de 2009

" AS LAGOSTAS DA BALABAIA II

Na Canjala, entre o Lobito e Novo Redondo/Sumbe, havia uma pousada que servia de escala para o inicio e o fim das caçadas na Anhara de Novo Redondo.
Pertinho ficava o Egito-praia, com a sua praia imensa e de mar tão rico em peixe e frutos do mar, com suas águas limpas que deixavam ver a grande distância, um dos paraísos para a caça submarina. De lagostas de todos os tamanhos a meros e garoupas, barracudas, peixe prata, de tudo havia naquelas águas em grande fartura.
Na ida, na parada na pousada da Canjala se preparavam as armas, se escolhia a munição, enchia as garrafas de café, ligavam-se os farolins se fosse à noite, enfim, os preparos gerais para que não houvesse necessidade de se interromper a caçada por nenhum motivo fútil, ou pior que se perdesse um bom espécime por mera nigligência.
Na volta, se guardava todo o equipamento de caça, e se tiravam as partes de carne que se ia levar, deixando o resto - quase sempre com muita carne: uma pacaça(1) da qual se tirava os filés e um quarto trazeiro.... um ungire (2) .... um ou dois gulungos (3) - com o dono da pousada.
Enquanto os pisteiros (4) desmanchavam e cortavam a caça, sentavam-se os caçadores no restaurante da pousada, bebendo uma Cuca (5) nem sempre muito gelada. e comendo um mato bicho de bifes de caça bem ajindungados (6).
Paga-se as cervejas, os bifes eram de graça para os caçadores conhecidos.
Certo dia, um grupo de caçadores voltou da caça sem nada, de mãos a abanar, mas como de hábito, parou na pousada da Canjala para o mato bicho.
Pedidas as Cucas e os bifes, o empregado de mesa apenas disse que não tinham carne...
Então o que havia para se comer?
O estalajadeiro, do lado de dentro do balcão, mais do que depressa, para que os caçadores sequer pensasem que se tratava de represália por não terem levado carne nesse dia, deu a volta e veio à mesa, constrangido, pedir desculpa por não ter carne para ofereçer, a época não estava sendo de caça.... fazia dias que nenhum caçador deixava lá uma peça que fosse.
E humilde e envergonhado, disse só ter para nos servir junto com as cervejas, lagosta cozida ou grelhada.... mas se sentindo um mau anfitrião...

(1) - Pacaça - Tipo de búfalo
(2) - Ungiri - Antilope de grande porte
(3) - Gulungo - Antilope de médio porte
(4) - Pisteiros - Ajudantes de caçadores que sabem como ninguém ler o "jornal da selva", pega-
das e rastros deixados pelos animais selvagens
(5) - Cuca - Marca de cerveja de Angola
(6) - Jindungo - Pimenta malagueta, pequena e ardida.
Carlos Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Embora a ideia deste espaço ser direcionado ao Egito - praia, poderemos desenvolver outros assuntos que possam trazer proventos ao conheçimento, ás artes e a tudo que engrandeça tanto o espirito como o bem-estar

Powered By Blogger

Pesquisar neste blogue

"AMIGOS DO EGITO-PRAIA"

A todos que conheçeram o Egito-praia, decerto ficou uma grande saudade e um forte desejo de lá tornar a voltar!
E quem não teve a oportunidade de por lá passar, que o futuro se encarregue, de lhe ofereçer essa grata oportunidade.

Etiquetas